Mochila Ideal
Uma das causas mais importantes de dor nas costas, no paciente em idade escolar, é a má utilização da mochila escolar. Além do posicionamento inadequado, muitas das vezes, a alça fica posicionada sobrecarregando apenas um dos ombros, o excesso de peso é quase rotina no interior das mochilas.
Dentre os diversos modelos existentes no mercado para crianças, as mais recomendadas são as de rodinhas que deslizam no chão e são puxadas pelos estudantes. Nesses modelos, o peso da mochila pode até exceder 10kg.
Se a mochila escolhida for a tradicional (com alças nas costas), certifique-se de que as alças possuem coxins almofadados e de preferência possua uma cinta adicional para o suporte lombar. A altura da mochila é um fator importante, pois ela deve se encaixar na região da coluna torácica (da linha das escápulas até o início da curvatura lombar). A mochila muito alta ou muito baixa pode levar a contraturas musculares.
A literatura médica demonstra que o peso da mochila nunca deve ultrapassar 10 a15% do peso corporal do estudante. Portanto, sempre que necessitar levar mais livros ou exceder esse peso, dê preferência para o modelo de rodinhas.
É sempre importante a avaliação médica com um especialista, principalmente se seu filho tem dúvidas ou tem algum sintoma na coluna vertebral.